Saiba aqui se sua negativação no SPC / SERASA é realmente Devida.


Vamos supor que você tentou abrir um crediário em alguma empresa ou pediu um empréstimo que lhe foi negado sob a alegação de que seu nome está "sujo". Você acaba constrangido pela negativa de crédito e muitas vezes sequer sabe do que se trata. Você pode estar sendo vítima de uma Inscrição Indevida em cadastros de proteção ao crédito, popularmente conhecidos como SPC / SERASA. Utilize nossa ferramente abaixo para saber se a negativação de seu nome foi efetivada de forma irregular, possibilitando assim que você seja ressarcido pelo dano moral sofrido.

"Na maioria dos casos, a Inscrição Indevida em Cadastros de Inadimplentes pode gerar Indenização por Dano Moral em favor do consumidor prejudicado."

O que é Inscrição Indevida?

A inscrição indevida de um consumidor em cadastros de proteção ao crédito tem como característica principal a inclusão da anotação por equívoco, má-fé ou sem as devidas precauções. Temos ainda a manutenção do nome por tempo superior ao determinado por lei e outras situações peculiares. Em que pese os cadastros de inadimplentes serem uma ferramenta valiosíssima para os credores, muitas vezes são utilizados de forma indevida e até mesmo abusiva, como na não remoção da negativação em caso de dívida já quitada, de dívidas que já tem mais de 5 anos a partir de sua data de vencimento, bem como no caso de pessoas homônimas. Se enquadram também as fraudes como no caso da cessão de crédito de dívidas “podres” (com mais de 5 anos de vencimento) e as ditas “renegociações fantasmas”, em que empresas de cobrança afirmam ter ocorrido uma renegociação da dívida com o condão de “renovar” a mesma e, portanto, em tese, seu prazo prescricional quinquenal.

Quais os casos mais comuns de Inscrição Indevida em órgãos como o SPC / SERASA?

Dívida Paga ou Inexistente

Você, por exemplo, ao tentar pedir um empréstimo é comunicado que seu nome está sujo e tem seu pedido negado. Ao se informar melhor sobre a negativação, descobre que a dívida em questão já foi paga ou sequer existe, pois você nunca contratou nada da referida empresa.

Ausência de Notificação

Você não foi notificado por escrito (correspondência) antes de ter sido procedida qualquer negativação de seu nome em cadastros de inadimplentes como SPC / SERASA.

Sem Baixa Por Pagamento

Você quitou a dívida inscrita e não foi procedida a devida "baixa" de seu nome dos cadastros de inadimplentes em até 05 dias uteis após a efetiva quitação.

Dívida Vencida

Passaram-se 05 anos do vencimento da dívida em questão e o seu nome continuou mantido no banco de dados de empresas como SPC / SERASA.

Como proceder se tive o Nome Sujo indevidamente?


- Em caso de não ter sido notificado da negativação por escrito: Faça uma consulta junto ao órgão em que você foi negativado para descobrir a procedência da inscrição e faça uma cópia ou imprima o documento que mostra as informações sobre o nome do credor que sujou seu nome, bem como o número CNPJ, data e valor da dívida em questão.


- Procure a empresa credora: ao entrar em contato com a empresa, confirme as informações colhidas anteriormente no cadastro de inadimplentes, entenda o motivo da negativação e tente resolver o problema argumentando o por que da inscrição ser indevida e por fim, requisitando seja efetuada a exclusão do seu nome do órgão de proteção ao crédito.


- E se o problema não for resolvido? Se a empresa credora não quiser remover o seu nome do cadastro de inadimplentes, junte todas as informações até então recolhidas e acesse a FERRAMENTA ONLINE da Turnes Advogados para que você tenha acesso a justiça para fazer valer seus direitos.